Topo

Macron diz que brasileiros devem sentir "vergonha" de Bolsonaro

26/08/2019 10h12

Biarritz (França), 26 ago (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou duramente nesta segunda-feira a ironia feita por Jair Bolsonaro em relação à primeira-dama francesa, Brigitte Macron, e afirmou que os brasileiros devem sentir vergonha do comportamento do governante.

"Acho que os brasileiros, que são um grande povo, têm um pouco de vergonha de ver esse comportamento e esperam que um presidente se comporte bem em relação aos outros", disse Macron em entrevista coletiva durante a cúpula do G7 na cidade de Biarritz, na França.

No sábado, um usuário do Twitter afirmou que Emmanuel Macron sente inveja do governante brasileiro e comparou fotos dos dois casais presidenciais. Michelle Bolsonaro tem 37 anos, enquanto Jair tem 64. Emmanuel Macron, de 41, é mais jovem que Brigitte, que tem 66 anos.

"Não humilha, cara. Kkkkkkk", publicou Jair Bolsonaro em resposta à publicação do internauta. O comentário repercutiu mundialmente e rendeu inúmeras críticas ao presidente brasileiro.

"Declarações extraordinariamente desrespeitosas sobre a minha mulher. O que posso dizer? É triste. É triste, mas sobretudo é triste para ele e para os brasileiros. Como tenho muita amizade e respeito pelos brasileiros, espero que tenham em breve um presidente que esteja à altura", disse Macron em Biarritz.

O presidente da França lembrou que Bolsonaro não se encontrou com o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, porque tinha uma "reunião urgente" com o cabeleireiro, e acrescentou que, em sua opinião, o brasileiro mentiu sobre os esforços para preservar a Amazônia. EFE