Americanos apoiam processo que pode levar a cassação de Trump, diz pesquisa
A maioria dos americanos apoia a decisão dos congressistas democratas da Câmara dos Representantes de iniciar uma investigação que pode levar ao impeachment do presidente Donald Trump, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal The Washington Post.
Além disso, quase a metade de todos os adultos entrevistados pelo jornal e pela Escola de Política e Governo da Universidade George Mason no período entre 1º e 6 de outubro se posicionou a favor da cassação de Trump.
"Os dados indicam que a opinião pública se virou rapidamente contra o presidente e a favor dos trâmites de um impeachment nas últimas semanas", aponta o jornal.
Essa mudança ocorreu desde que vieram à tona algumas informações apontando os esforços de Trump para pressionar funcionários do governo da Ucrânia para que investigassem o ex-vice-presidente Joe Biden, um potencial rival na campanha eleitoral de 2020.
Segundo a pesquisa, 58% dos entrevistados acham que a Câmara dos Representantes agiu corretamente ao iniciar a investigação. Dos 1.007 adultos ouvidos, 49% disseram que o Congresso deveria dar um passo mais significativo, submetendo o presidente a um julgamento político e ao impeachment. Já 6% apoiam o começo da investigação, mas não o impeachment, diz a publicação.
A opinião pública sofreu uma reviravolta desde uma pesquisa similar realizada pelo The Washington Post e a rede de televisão ABC em julho. Desde então, o apoio à investigação por parte do Congresso subiu 25 pontos percentuais entre os democratas, 21 pontos entre os republicanos - correligionários do presidente - e 20 pontos entre os eleitores independentes.
Quanto à opinião sobre a gestão presidencial de Trump, os entrevistados tiveram posicionamentos mais severos, segundo o Post. Para 60% dos entrevistados, Trump não se atém às normas éticas adequadas no governo, e apenas 35% consideraram que o presidente cumpre tais etiquetas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.