Topo

Chilenos promovem "panelaço" contra decretação do toque de recolher

19/10/2019 22h45

Santiago, 19 out (EFE).- O ruído metálico das panelas sendo batidas foi ouvido no Chile na noite deste sábado, como forma de protesto contra a decisão do Exército de decretar toque de recolher em Santiago após os distúrbios violentos nos últimos dias na capital do país.

Foi uma forma de manifestação pacífica para demonstrar o descontentamento da população diante das medidas tomadas pelo governo de Sebastián Piñera para enfrentar os protestos contra o aumento da passagem de metrô na capital, medida que foi suspensa hoje pelo presidente.

Relacionadas

No entanto, apesar da suspensão da polêmica medida, os protestos seguiram em Santiago com distúrbios, incêndios e saques, atos justificados pelo chefe de Defesa Nacional do Chile, major-general Javier Iturriaga del Campo, encarregado pela ordem pública durante o estado de emergência, para ordenar o toque de recolher que teve início às 22h (hora local) e irá até às 7h (hora local) de amanhã.

Foi a primeira vez que esses métodos de segurança pública foram implementados no Chile desde o final da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O toque de recolher é a última das medidas tomadas para tentar conter os excessos ocorridos nos últimos dois dias e envolve a implantação de mais militares do Exército, que já enviaram 500 soldados para as ruas da capital desde o início do dia. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chilenos promovem "panelaço" contra decretação do toque de recolher - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias