Topo

Esse conteúdo é antigo

Forças de segurança da Venezuela entram na sede do partido de Guaidó

15.nov.2019 - O autoproclamado presidente da Veneuzela, Juan Guaidó - Federico Parra/AFP
15.nov.2019 - O autoproclamado presidente da Veneuzela, Juan Guaidó Imagem: Federico Parra/AFP

Caracas

15/11/2019 21h04

Um grupo de agentes das forças de segurança da Venezuela entrou nesta sexta-feira, em Caracas, na sede do Vontade Popular (VP), partido do chefe do Parlamento e autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó.

Os agentes, encapuzados e armados, adentraram os escritórios do VP e pediram para que todos os funcionários entregassem os celulares e se deitassem no chão. Cerca de 40 minutos depois, os agentes foram embora, sem se identificar. O vídeo da ação foi divulgado pelo partido.

O dirigente opositor Roland Carreño disse à imprensa que foram roubados computadores, celulares, documentos de identidade e uma quantia de dinheiro ainda indeterminada. Outro integrante do VP, que estava no local, denunciou que os encapuzados agrediram quem estava presente.

Antes, o subsecretário do Parlamento venezuelano, Roberto Campos, informou que os agentes pertencem à Força de Ações Especiais, uma divisão da Polícia Nacional Bolivariana acusada pelas Nações Unidas de violar os direitos humanos de maneira sistemática.

No momento do incidente, cerca de 30 pessoas, entre colaboradores e militantes do partido, estavam no local para concluir os detalhes da manifestação programada para este sábado. Guaidó convocou um grande protesto contra o governo de Nicolás Maduro, o qual considera ilegítimo.