Narcotráfico aumentou mais de 50% com Maduro, diz almirante dos EUA
O narcotráfico envolvendo a Venezuela aumentou mais de 50% na gestão do presidente Nicolás Maduro, disse hoje o almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos EUA, que compreende Caribe, América Central e do Sul.
Segundo o almirante, Maduro - no poder desde 2013 - favorece a atividade de traficantes de drogas e criminosos, e deu refúgio a "grupos terroristas", que ele acusou de "desestabilizar" a região.
"Estamos vendo um aumento no tráfico de drogas da Venezuela, o que é ajudado e motivado pelo regime ilegítimo de Maduro", disse Faller na abertura da Conferência de Segurança das Nações do Caribe, em Miami.
Falando aos repórteres, Faller afirmou que o governo Maduro, cuja autoridade os Estados Unidos não reconhecem, se enriqueceu às custas do narcotráfico.
"Há um aumento de mais de 50% no tráfico de drogas através da Venezuela, e Maduro e seus companheiros estão enchendo seus bolsos em conluio com o tráfico de drogas", disse o almirante, sem especificar um período de tempo para esse aumento.
Faller destacou que "grupos terroristas", como os guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e dissidências das extintas FARC que não aceitaram o processo de paz de 2016 na Colômbia "refugiam-se na Venezuela".
De lá "eles podem operar para desestabilizar a região, ameaçando bons vizinhos e democracias como a Colômbia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.