Topo

Venezuela amplia vigilância epidemiológica por caso de coronavírus no Brasil

27/02/2020 20h24

Caracas, 27 fev (EFE).- A Venezuela ampliou sua vigilância epidemiológica em portos internacionais e postos de fronteira após o primeiro caso de coronavírus na América Latina ter sido confirmado ontem no Brasil, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Carlos Alvarado.

"Depois do caso confirmado no Brasil, vamos expandir a vigilância epidemiológica aos portos e postos fronteiriços internacionais", declarou o ministro ao final de uma reunião que ele disse ter sido de coordenação e análise.

Depois do encontro, do qual participaram também os responsáveis pelas pastas de Defesa e Interior, além do vice-presidente Delcy Rodriguez, entre outros, Alvarado detalhou que a Venezuela tem um sistema de vigilância epidemiológica em cinco aeroportos internacionais desde o mês passado. Desde então, segundo ele, algumas pessoas têm sido acompanhadas de perto, mas até agora ninguém desenvolveu sintomas. "Não há casos confirmados ou suspeitos de coronavírus na Venezuela", frisou.

Relacionadas

O ministro anunciou a ativação de um centro de operações de saúde de emergência e de um comitê nacional de biossegurança para estudar toda a questão da gestão do coronavírus, não apenas em centros hospitalares.

"As doenças respiratórias são a primeira causa de consulta (médica) da população venezuelana. Por isso, é importante reforçar a prevenção entre os cidadãos e manter a calma", salientou Alvarado.

"A implementação de uma técnica adequada de lavagem das mãos diminui até 50% a probabilidade de transmissão de doenças como as respiratórias agudas", acrescentou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Venezuela amplia vigilância epidemiológica por caso de coronavírus no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias