Topo

Com 1.934 mortos pela Covid-19, Irã estende liberdade provisória a presos

24/03/2020 15h39

Teerã, 24 mar (EFE).- O Irã estendeu a liberdade provisória aos prisioneiros devido à pandemia da Covid-19 que, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça-feira, causou até o momento 1.934 mortes entre 24.811 pessoas infectadas.

O porta-voz do Ministério, Kianush Yahanpur, informou que nas últimas 24 horas foram registrados 1.762 novos casos e 122 mortes, números inferiores aos do dia anterior.

Yahanpur acrescentou que 8.913 pessoas superaram a doença e que o Ministério da Saúde avaliou até agora a condição de 41 milhões de iranianos por telefone ou pela internet.

Para proteger os presos, o presidente iraniano Hassan Rohani informou que o comitê nacional de combate ao novo coronavírus decidiu hoje que a permissão da liberdade provisória, que estava em vigor até 3 de abril, foi estendida para até o final do atual mês iraniano de Farvardin, equivalente ao dia 19 de abril.

Rohani disse que, em princípio, os funcionários do governo continuarão seus trabalhos por turno e de forma circular até 4 de abril, "com um terço dos trabalhadores presentes", segundo a agência de notícias oficial iraniana "Irna".

Entre as medidas para combater a propagação, o mandatário explicou que se tratava das "empresas de serviço público" fornecendo suprimentos aos cidadãos em suas casas e que elas "não precisam ir às lojas".

O protocolo para o meio de transporte, entrega e retirada do produto deve ser determinado pelo Ministério da Saúde, esclareceu o presidente, sem detalhar se as pessoas serão proibidas de sair às ruas.

O Irã, que está sob fortes sanções por parte dos Estados Unidos, também sofre graves inundações em várias províncias desde que as chuvas que começaram no último domingo e que até hoje deixaram 12 mortos e vários feridos.