Topo

Estudos apontam que menos de 10% da população tem anticorpos contra Covid-19

23/09/2020 18h27

Genebra, 23 set (EFE).- Estudos que medem se uma comunidade desenvolveu anticorpos contra a Covid-19 ainda mostram percentuais médios abaixo de 10%, de forma que grande parte da humanidade ainda é suscetível à doença, revelou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diretora técnica da OMS responsável pela Covid-19, a americana Maria Van Kerkhove, esclareceu que existem centenas desses estudos de soroprevalência com resultados muito diferentes, por isso é difícil chegar a conclusões categóricas, mas em princípio mostram que mais de 90% das pessoas ainda estão sem anticorpos.

"Olhando para eles coletivamente, parece que menos de 10% das pessoas mostram evidências de terem sido infectadas, então a maioria do mundo ainda é suscetível e todos os tipos de ações precisam continuar sendo aplicadas para prevenir a infecção", disse a representante da OMS, durante sessão de perguntas de internautas nas redes sociais.

Maria Van Kerkhove esclareceu que em alguns estudos com profissionais da saúde foram detectados percentuais mais elevados de pessoas com anticorpos, entre 20% e 25%, e em algumas áreas específicas, como por exemplo nos subúrbios de alguns países, foi obtido seroprevalências superiores a 40%.

Ela também indicou que existem resultados diferentes nos testes de medição da resistência desses anticorpos, uma vez que algumas pesquisas mostram que sua eficácia contra o vírus diminui após um certo tempo, enquanto outras indicam que não se altera.

"Em qualquer caso, com outros coronavírus causadores do resfriado, SARS ou MERS, ficou provado que os anticorpos não são permanentes, então isso também pode ocorrer com a Covid-19", concluiu a especialista. EFE

abc/phg

(vídeo)