Topo

Equipe de Biden anuncia que terá reuniões com membros do governo Trump

24/11/2020 14h32

Washington, 23 nov (EFE).- A equipe de transição do virtual presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira que nos "próximos dias" começará a se reunir com funcionários do governo de Donald Trump para tornar efetivo o processo de transferência de poder ao qual o atual mandatário deu aval.

"Nos próximos dias, os funcionários de transição começarão a se reunir com funcionários federais para discutir a resposta à pandemia, para ter informações detalhadas sobre nossos interesses de segurança nacional", disse o diretor executivo da equipe de transição de Biden, Yohannes Abraham, em comunicado.

Abraham também disse que, nas reuniões, a equipe de transição tentará "obter uma compreensão completa dos esforços do governo Trump para esvaziar as agências governamentais".

Relacionadas

Este anúncio foi feito poucos minutos depois de Trump afirmar que autorizou o início do processo de transferência de poder para Biden após um bloqueio de três semanas desde a eleição, embora ainda não tenha reconhecido sua derrota nas eleições de 3 de novembro.

"Quero agradecer a Emily Murphy, da GSA (Administração Geral de Serviços) por sua inabalável dedicação e lealdade ao nosso país. Ela foi acossada, ameaçada e alvo de abusos - e eu não quero ver isso acontecer com ela, sua família ou funcionários da GSA. Nosso caso continua FORTEMENTE, continuaremos a boa luta, e acredito que prevaleceremos", escreveu Trump no Twitter.

"No entanto, no melhor interesse de nosso país, recomendo que Emily e sua equipe façam o que precisam fazer em relação aos protocolos iniciais (da transição), e eu disse à minha equipe para fazer o mesmo", acrescentou.

O anúncio do atual presidente também foi feito pouco depois de Murphy certificar a vitória de Biden, um passo necessário para que os democratas tivessem acesso a recursos-chave para fazer a transição para governar.

No comunicado da equipe de Biden, Abraham destacou que a decisão da GSA "fornece à administração entrante os recursos e o apoio necessários para uma transferência de poder tranquila e pacífica".

"A decisão de hoje é um passo necessário para começar a enfrentar os desafios enfrentados por nossa nação, incluindo o controle da pandemia e a recuperação de nossa economia. Esta decisão final é uma ação administrativa definitiva para iniciar formalmente o processo de transição com as agências federais", disse.

Apesar da falta de recursos governamentais para trabalhar na transição de poder até agora, a equipe de Biden já havia começado a desenvolver sua própria estratégia para lidar com a pandemia da covid-19 e para formar seu futuro gabinete de governo. EFE

at/id

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Equipe de Biden anuncia que terá reuniões com membros do governo Trump - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias