Topo

Esse conteúdo é antigo

Terremoto de 4,15 graus atinge província litorânea do Equador

11/05/2021 16h32

Quito, 11 mai (EFE).- Um terremoto de 4,15 graus na escala Richter atingiu nesta terça-feira a província de Manabí, na região litorânea do Equador, sem ter deixado vítimas ou danos materiais, segundo as primeiras informações De acordo com o Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional, o terramoto ocorreu às 00h12 (horário local, 02h12 de Brasília) a 0,92 graus de latitude sul e 80,44 graus de longitude oeste.

Segundo a mesma fonte, o tremor ocorreu a uma profundidade de 7,84 quilômetros e a apenas 500 metros da cidade de Rocafuerte, em Manabí.

O Equador está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, que concentra algumas das maiores zonas de subducção (afundamento de placas tectônicas) do mundo e, por esse motivo, registra intensa atividade sísmica.

Relacionadas

Além do Equador, o Círculo de Fogo, que tem a forma de uma ferradura, inclui países como Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Estados Unidos e Canadá.

No último dia 16 de Abril, o Equador lembrou o quinto aniversário de um dos terremotos mais destrutivos da sua história recente, com uma magnitude de 7,8 graus.

O sismo daquele dia deixou um saldo de mais de 670 mortos, milhares de pessoas afetadas e milhões em perdas materiais.

Naquela ocasião, o terremoto atingiu as províncias de Esmeraldas (na fronteira com a Colômbia) e Manabí, mas também afetou outras áreas e foi sentido fortemente na capital Quito, localizada na região andina do país.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Terremoto de 4,15 graus atinge província litorânea do Equador - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias