Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolívia reforça vacinação contra a Covid-19 um dia após 69 mortes pela doença

19/05/2021 23h28

La Paz, 19 mai (EFE).- A implantação de mais postos de vacinação contra a Covid-19 é a premissa do governo da Bolívia após as 69 mortes e 2.617 casos do dia anterior que confirmam a intensidade da terceira onda de infecções que atinge o país desde o início de maio.

A medida foi tomada em resposta à "necessidade da população" e com "o objetivo de facilitar o atendimento de adultos (maiores) de 50 anos" nesta fase da imunização, informou nesta quarta-feira o Ministério da Saúde boliviano.

Em cidades como La Paz e El Alto, algumas das mais populosas, a vacinação, que só era feita de segunda a sexta-feira, será estendida aos sábados e domingos para imunizar o maior número possível de pessoas.

Desde a semana passada, a retomada da vacinação para maiores de 50 anos tem encontrado pouca presença da população nos diversos pontos autorizados, a ponto de algumas regiões como Cochabamba terem determinado a redução para 45 anos o limite de idade para aplicação das doses previstas.

Soma-se a isso os laudos médicos que mostram que a maioria dos pacientes que chegam às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) têm entre 40 e 50 anos, bem como a escassez de oxigênio medicinal em algumas regiões e do colapso de alguns centros médicos, de acordo com a mídia local.

A terceira onda no país obrigou os governos locais a implementar medidas para conter infecções com aplicação de quarentenas rígidas nos fins de semana em Cochabamba, controles mais rigorosos em restaurantes e atividades comerciais em La Paz e Santa Cruz, incluindo a proposta de "utilização com consentimento informado" do controverso dióxido de cloro em El Alto.

De acordo com o último relatório do Ministério da Saúde, ontem foram registrados 69 óbitos, o maior número dentro da terceira onda de infecções que começou no início do mês e 2.617 novos casos, enquanto 1.666 pacientes se recuperaram.

Até o momento, 902.833 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bolívia, enquanto 291.739 foram imunizadas com as duas doses das vacinas Sputnik V, Sinopharm, AstraZeneca e de Pfizer/BioNTech, processo que começou no final de janeiro e chegou aos médicos da linha de frente, pacientes de doenças crônicas, aos maiores de 50 anos e jornalistas.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Bolívia registrou 337.441 casos e 13.635 mortes por Covid-19.