PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Chanceler chileno é eleito novo secretário-geral ibero-americano

26/11/2021 23h50

Santo Domingo, 26 nov (EFE).- O chanceler do Chile, Andrés Allamand, foi eleito nesta sexta-feira como novo secretário-geral ibero-americano durante a reunião de ministros das Relações Exteriores realizada em Santo Domingo, na República Dominicana.

Também concorriam ao cargo o ministro das Relações Exteriores da Guatemala, Pedro Brolo, a ex-presidente do Equador Rosalía Arteaga e o ex-ministro peruano José Antonio García Belaúnde.

Allamand substituirá Rebeca Grynspan, que foi nomeada secretária-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

A votação na qual Allamand foi escolhido, que ocorreu no âmbito de uma reunião de chanceleres ibero-americanos, foi muito apertada e decidida por uma pequena maioria, de acordo com fontes diplomáticas consultadas pela Agência Efe.

O ministro das Relações Exteriores do Chile será o terceiro chefe da secretaria-geral Ibero-Americana desde sua criação, em 2005, depois do uruguaio Enrique Iglesias, que ocupou o cargo até 2014, e da costarriquenha Grynspan.

A reunião dos ministros das Relações Exteriores Ibero-Americanos foi realizada nesta sexta-feira na capital da República Dominicana, com vistas à organização da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, a ser realizada no mesmo país em novembro de 2022. EFE