Topo

Esse conteúdo é antigo

Rei Felipe VI da Espanha pede união após mais um ano marcado por pandemia

24/12/2021 21h18

Madri, 24 dez (EFE).- Na edição deste ano de sua tradicional mensagem de Natal, o rei Felipe VI da Espanha deu enfoque à pandemia e à recuperação econômica do país, além de pedir união e uma maior contribuição das instituições.

Na mensagem, transmitida nesta sexta-feira em redes de televisão espanholas, o chefe de Estado destacou que compreensão e colaboração são atitudes necessárias e que as diferenças de opinião não devem impedir um consenso que garanta maior estabilidade, maior bem-estar nas residências e dê às famílias a paz de espírito necessária sobre seu futuro.

O monarca fez esse apelo em prol da união e do diálogo em um ano em que houve fortes desacordos na Espanha entre o governo de coalizão progressista e a oposição conservadora.

Felipe VI também falou sobre o papel das instituições, incluindo a Coroa, e destacou que elas devem sempre ter em mente o interesse geral e pensar na população, a fim de resolver seus problemas.

Ele pediu respeito e o cumprimento das leis e quer que essas instituições sejam um exemplo de integridade pública e moral. O pedido foi feito em um momento em que seu pai, o rei emérito Juan Carlos I, está em evidência por ser alvo de investigações por supostas irregularidades financeiras, sendo uma na Suíça, que acabou arquivada, e outra na Espanha. Quanto a essa última, é aguardada uma decisão do Ministério Público sobre se vai ou não processá-lo.

Entretanto, Felipe VI não fez nenhuma referência ao pai no segundo Natal consecutivo de Juan Carlos I fora da Espanha, desde que passou a morar nos Emirados Árabes, no ano passado.

Com relação à pandemia, o rei pediu uma ação contínua com "a maior responsabilidade individual e coletiva" para que "não sejam dados passos para trás".

"O risco não desapareceu", alertou.

A Espanha está passando por um aumento exponencial da pandemia, com uma incidência de 911 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes em 14 dias.

Quanto à economia, o monarca ficou satisfeito por ela estar crescendo novamente e por grande parte dos empregos perdidos no ano passado ter sido recuperada. Ele defendeu o fato de que existe um emprego "estável e digno", especialmente para os jovens.

Felipe VI também afirmou que o futuro da Espanha anda de mãos dadas com o da União Europeia e que seus fundos para a recuperação são "uma oportunidade única que não pode ser perdida" para tornar a economia nacional "cada vez mais digital, mais verde e mais inclusiva".

O monarca admitiu que o atual cenário global está "cheio de incertezas e contrastes", mas o considera "uma oportunidade histórica para atualizar e modernizar" a Espanha.

O chefe de Estado também incluiu em sua mensagem de Natal uma referência à erupção do vulcão em La Palma, ocorrida há três meses, transmitindo aos habitantes da ilha solidariedade e apoio. EFE