Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia culpa EUA e Otan por aumento das tensões envolvendo a Ucrânia

24/01/2022 14h05

Moscou, 24 jan (EFE).- A Rússia culpou nesta segunda-feira os Estados Unidos e a Otan pelo aumento das tensões sobre a crise política e militar na Ucrânia.

"A escalada da tensão se deve às ações informativas e concretas dos EUA e da Otan", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em sua entrevista coletiva telefônica diária.

Ele explicou que, quando fala de ações de informação, se refere à "histeria informativa que todos estão testemunhando".

Segundo Peskov, ela "é generosamente adornada com uma enorme quantidade de informações falsas, simplesmente mentiras, que são publicadas".

"Gostaria de lembrar que há alguns dias foi publicado que a Rússia evacuou (da Ucrânia) seus diplomatas, uma nova espiral de histeria", declarou.

"Por fim, tudo se resumiu às recomendações do Departamento de Estado (dos EUA)", dadas no domingo, para que as famílias dos diplomatas americanos que vivem em Kiev, capital da Ucrânia, deixem o país.

Peskov também criticou as informações "divulgadas pela Otan sobre o aumento de seu contingente e o envio de forças e armas para o flanco oriental".

"Isso é o que aumenta a tensão", enfatizou.

A OTAN anunciou hoje em um comunicado que está colocando suas forças "em alerta" e enviando "navios e aviões de combate adicionais para os destacamentos da Otan na Europa Oriental, reforçando a dissuasão e defesa aliada à medida em que a Rússia continua seu acúmulo militar na Ucrânia e arredores".

Além disso, segundo Peskov, as autoridades ucranianas estão concentrando forças e armamentos em larga escala perto das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, no leste do país.

"A natureza desta concentração fala de preparações para ações ofensivas, e esta ameaça realmente existe hoje", ressaltou. EFE