Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 26/02, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

26/02/2016 08h06

Decisão sobre Cunha

A Procuradoria-Geral da República enviou ao Ministério Público da Suíça uma consulta sigilosa para avaliar se denuncia ou não o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele seria acusado de evasão de divisas e sonegação pelas contas ligadas a ele no país europeu.

As duas condutas não são consideradas como crimes em território suíço, mas no Brasil as penas de prisão são de dois a seis anos (evasão) e seis meses a dois anos (sonegação).

Leia mais

 

Nova operação derivada da Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou hoje mais uma fase da operação Crátons, derivada da Lava Jato, que investiga um esquema de comércio ilegal de pedras preciosas.

A nova fase se chama O Recebedor e tem entre os alvos de busca e apreensão a sede da Odebrecht, no Rio de Janeiro, a da Constran, em São Paulo. 

Leia mais

 

Crise global

A demanda mais fraca nos países emergentes fez de 2015 o pior ano para o comércio mundial desde a época da crise financeira de 2008.

O valor dos bens que cruzaram fronteiras internacionais no ano passado caiu 13,8% em termos de dólares, tendo a primeira contração desde 2009.

Leia mais

 

Conta mais barata

A conta de luz deixará de ter cobrança extra a partir de abril, informou o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. A chamada bandeira tarifária vai voltar a ser da cor verde.

A medida deve gerar uma economia de até 6,5 pontos percentuais nas tarifas de energia, de acordo com o governo. Algumas pessoas podem sentir a diminuição no valor da conta já a partir de março.

Leia mais

 

Menos violência?

O número de homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, caiu 21,2% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015 em São Paulo. Os dados são do governo do Estado. O número de vítimas dos assassinatos também teve queda no Estado. Foram 392 mortes em janeiro de 2016, contra 307 em janeiro de 2015.

A metodologia usada pelo governo paulista para calcular a taxa de homicídios do Estado não segue padrões usados por outros Estados do país e os recomendados por organismos internacionais.

Leia mais

 

Mudanças nas aéreas

O governo vai anunciar nas próximas semanas proposta para elevar o limite de participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas dos atuais 20% para até 49%.

A medida faz parte da estratégia da equipe econômica de tentar conter a forte retração e vem sendo tocada paralelamente às iniciativas para reequilibrar as contas públicas.

Leia mais

 

'Não me recordo'

O empresário João Santana, dono da Constran (não o marqueteiro do PT), disse que esteve presente em reunião, mas que não se recorda se o dono da UTC, Ricardo Pessoa, acertou doação via caixa dois para o ministro Aloizio Mercadante nas eleições de 2010. O ministro concorria à época ao cargo de governador de SP.

O depoimento de Santana foi prestado em 21 de janeiro e faz parte do inquérito que investiga Mercadante no STF, aberto com base em delação premiada de Ricardo Pessoa.

Leia mais

 

Caso Amarildo

A Polícia Militar do Rio de Janeiro decidiu expulsar os sete PMs acusados de participação no desaparecimento do pedreiro Amarildo.

Considerado o “mentor intelectual” da tortura que resultou na morte de Amarildo, o major Edson Raimundo foi condenado a 13 anos de prisão, mas não foi expulso. Entre os 25 policiais acusados de envolvimento no crime, 13 foram condenados à prisão.

Leia mais


Renovou até 2021

O Barcelona acabou com a novela e anunciou a renovação de contrato de Neymar até junho de 2021. O atual vínculo com o jogador ia acabar em junho de 2018. Com o novo acordo, Neymar vai passar a ter o segundo maior salário do clube, atrás só de Messi.

A renovação com o Barcelona frustrou os planos de PSG, City, Manchester United e do grande rival, Real Madrid, todos interessados no atacante. Desde que chegou ao time espanhol em 2013, Neymar fez 82 gols em 131 jogos.

Leia mais

 

Rodada do futebol

Três jogos movimentaram o Paulistão ontem. O Palmeiras voltou a vencer depois de 25 dias, ao derrotar o XV de Piracicaba por 4 a 1. Já o Santos bateu o Mogi Mirim por 4 a 1, no estádio do Pacaembu.

Pelo Carioca, o Vasco sentiu a ausência do suspenso Nenê e ficou no empate em 2 a 2 com o Friburguense. Com o resultado, o time cruzmaltino perdeu os 100% de aproveitamento na competição.

Leia mais