Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 29/03, para você; ouça

Bruno Soares

Do UOL, em São Paulo

PMDB rompe com o governo

O Diretório Nacional do PMDB decidiu hoje romper oficialmente com o governo Dilma Rousseff.

Em reunião que durou três minutos, a cúpula do partido, liderada pelo senador Romero Jucá (RR), também determinou a entrega de todos os cargos ocupados por integrantes do PMDB no governo, além da instauração de processo no Conselho de Ética do partido contra quem permanecer no cargo.

Leia mais

 

Cunha tenta se livrar de cassação

Em manobra para barrar o projeto de cassação, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) acertou hoje com líderes partidários a aprovação de um projeto que altera a composição do Conselho de Ética e aumenta as vagas de aliados.

O rearranjo partidário deve retirar do Conselho pelo menos três deputados que votaram pela cassação do presidente da Câmara.

Leia mais

 

Operação Alba Branca

A Polícia Civil prendeu hoje o ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo Leone Julio, acusado de envolvimento com a fraude na merenda de escolas públicas estaduais e municipais.

O presidente da União de Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara, também foi detido. As prisões fazem parte da segunda fase da operação Alba Branca, que investiga o pagamento de propina em contratos superfaturados da merenda escolar.

Leia mais

 

Fraude nos trens de SP

A Justiça de São Paulo aceitou denúncia contra sete executivos acusados de cartel e fraude nas licitações de trens da CPTM durante a gestão do governador José Serra (PSDB), em 2009.

Na acusação são listadas trocas de e-mails entre os executivos da Alstom e representantes de outras empresas sobre como seria dividido o contrato. As companhias alegam que estão colaborando com as autoridades.

Leia mais

 

Tucano diz ter nada a temer

A campanha eleitoral de 2014 de Beto Richa, governador do Paraná pelo PSDB, é suspeita de ter pago propina para a Receita Estadual. A informação está na delação premiada de um auditor fiscal firmada com o Ministério Público do Paraná.

Em nota, Richa diz que não tem "nada a temer" e alega que "todas as doações recebidas pela campanha foram legais e declaradas à Justiça".

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa de São Paulo fechou em alta de 0,62%, com 51.154,99 pontos. O desempenho foi puxado pelo resultado positivo das ações dos bancos. O Banco do Brasil subiu 2,99% e o Bradesco avançou 1,74%.

No mercado de câmbio, o dólar registrou alta de 0,34%, cotado a R$ 3,638. Apesar da valorização de hoje, a moeda americana acumula queda de 9,13% em março e de 7,85% no ano.

Leia mais

 

Mudança na conta de luz

A taxa extra na conta de luz deixa de ser cobrada do consumidor a partir de abril. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, aprovou hoje a bandeira tarifária verde para o próximo mês.

A medida foi possível com a melhora do nível dos reservatórios e o desligamento de usinas termelétricas. Mesmo assim, a Aneel pede para os consumidores evitarem o desperdício de energia.

Leia mais

 

Declaração do IR

O primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2016 vai ser pago no dia 15 de junho. A Receita Federal divulgou hoje as datas para os pagamentos dos sete lotes.

E fique atento por que o prazo para a declaração deste ano termina no dia 29 de abril. No site (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) da Receita Federal é possível preencher o formulário.

Leia mais

 

Música

Quem é fã de música eletrônica pode ficar um pouco triste com a notícia. O DJ sueco Avicci, do hit Wake Me Up, anunciou que vai fazer uma longa pausa do mundo da música. O produtor de apenas 26 anos disse que em 2016 vai fazer a última turnê.

Avicci começou a carreira em 2006 e fez colaborações com Madonna e a banda Codplay. Ele pretende se dedicar a outros projetos.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos