Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 25/05, para você; ouça

Bruno Soares

Do UOL, em São Paulo

25/05/2016 19h49

"Preocupante e graves"

Em conversa com internautas hoje, a presidente afastada Dilma Rousseff definiu como "preocupantes e graves" as propostas feitas pelo presidente interino, Michel Temer, que acabam com os gastos mínimos com saúde e educação.

Segundo ela, Temer pretende privatizar o pré-sal e assim "destinar a poucos grupos econômicos a parte do leão”.

Leia mais

 

Ajudo, mas sem advogado

O ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) prometeu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, investigado pela Operação Lava Jato, que ajudaria a evitar que o caso dele fosse transferido para a vara do juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba (PR), mas "sem meter advogado no meio".

As conversas foram gravadas pelo próprio Machado, que ontem fechou um acordo de delação premiada no STF, que foi homologada hoje pelo relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki.

Leia mais

 

O cronograma do impeachment

O relator da comissão do impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresentou um cronograma para o processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff.

Pela proposta, que precisa ser confirmada em votação pela comissão, Dilma seria ouvida no dia 20 de junho e a fase de investigação da denúncia do impeachment se encerraria no dia 2 de agosto. A terceira e última etapa é a sessão no plenário do Senado, comandada pelo presidente do STF, em que os senadores votam para julgar se condenam ou absolvem a presidente.

Leia mais

 

Mercado agitado

O Ibovespa fechou hoje em alta de 0,28%, com 49 mil 482,86 pontos. Na véspera, a Bovespa havia fechado praticamente estável, com leve alta de 0,03%.

O resultado foi puxado, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da Vale, que subiram 4,28%, do Banco do Brasil, com alta de 2,94%, e da Petrobras, também com alta de 1,64%. A Bolsa não vai operar amanhã em razão do feriado de Corpus Christi; as negociações voltam na sexta-feira.

Já o dólar comercial teve alta de 0,61%, cotado em R$ 3,597 na venda. No mês, a moeda acumula alta de 4,57%, mas no ano tem desvalorização de 8,88%.

Leia mais

 

Caiu menos

O Brasil perdeu 62,8 mil vagas com carteira assinada em abril, menos do que havia perdido em março, segundo o Ministério do Trabalho. O número também é menor em relação ao registrado em abril de 2015, quando o país havia fechado 97,9 mil vagas.

Este é o 13º mês seguido em que o país perdeu vagas de trabalho; a última vez em que as vagas abertas superaram as fechadas foi em março do ano passado, com 19,3 mil.

Leia mais

 

Sobe e desce

A taxa de juros do cheque especial subiu em abril e atingiu 308,7% ao ano, informa o Banco Central.

Os juros do rotativo do cartão de crédito caíram no mês passado e ficaram em 448,6% ao ano.

Leia mais
 

Rumo à Itália?

O lateral direito Daniel Alves está de malas prontas para a Itália. Segundo o jornal espanhol Sport, o jogador vai trocar o Barcelona pela Juventus na próxima temporada.

O Barcelona, no entanto, nega a negociação e diz que Daniel tem mais um ano de contrato com o clube.

Leia mais

 

Agenda da decisão

A Conmebol divulgou hoje as datas e horários dos jogos das semifinais da Copa Libertadores.O São Paulo, único representante brasileiro na competição, vai enfrentar o Atlético Nacional, da Colômbia, nos dias 6 e 13 de julho, às 21h45. Já Boca Juniors e Independiente Del Valle se enfrentam nos dias 7 e 14 de julho, no mesmo horário.

Leia mais