Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 29/08, para você; ouça

Alexander Vestri

Do UOL, em São Paulo

'Pena de morte política'

A presidente afastada, Dilma Rousseff, se comparou a ex-presidentes que deixaram o cargo ao discursar no Senado para se defender do julgamento do processo de impeachment.
Ela citou três ex-presidentes: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart. No discurso, Dilma também chamou o impeachment de 'golpe' e 'pena de morte política'.

Na opinião do colunista do UOL Fernando Rodrigues, o discurso de Dilma é um reconhecimento da derrota.

Leia mais



'Estava trabalhando'

O presidente interino, Michel Temer, admitiu que não acompanhou o pronunciamento de defesa de Dilma Rousseff no Senado.


Temer alegou que não teve 'tempo' de ouvir a fala da presidente afastada, já que estava 'trabalhando' durante todo o dia, mas disse acompanhar o processo de impeachment com 'tranquilidade'.

Leia mais

 


Já pensando na derrota

O ex-ministro Miguel Rossetto disse que o PT já se prepara para ir às ruas pedir novas eleições se a presidente Dilma Rousseff sofrer impeachment.

O PT foi contra a proposta de Dilma de convocar um plebiscito para novas eleições presidenciais caso voltasse ao Planalto. Mas Rossetto defende as diretas se o processo contra Dilma passar no Senado e Michel Temer assumir de vez o cargo.

Leia mais

 

Depois do vestibular

O número de matrículas no ensino superior privado deve cair neste ano. O Semesp, sindicato do setor, estima um recuo de 0,3% na comparação com 2015.

O desempenho reflete um cenário de diminuição do financiamento estudantil pelo Fies, que já vem desde o ano passado.

Leia mais



Atentado no Iêmen

Um atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico deixou pelo menos 54 pessoas mortas na cidade de Áden, no Iêmen. O ataque foi contra jovens recrutas do exército, que luta contra os rebeldes xiitas e os grupos jihadistas sunitas.

O ataque, com carro-bomba, é o mais violento na cidade desde que ela foi retomada pelo governo, em julho de 2015.

Leia mais



Mercado financeiro

A Bolsa fechou em alta de 1,55%, com 58.610,39 pontos. Com isso, a Bovespa acumula valorização de 2,27% no mês e de 35,2% no ano. A sessão de hoje foi influenciada, principalmente, pela alta das ações da Petrobras, da Vale e dos bancos. O destaque vai para os papeis do Banco do Brasil, que valorizaram 4%.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 1,21%, cotado em R$ 3,232, após duas altas seguidas.

Leia mais



Reação econômica

A economia começou a dar sinais de reação. É o que mostra um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Dos 10 principais setores que fazem a roda do crescimento girar, 7 já esboçam recuperação, principalmente a indústria.

A expectativa é que os dados oficiais do PIB, que vão ser divulgados nesta semana, já apontem uma retração menor da economia, perto de 0,2%. Mas especialistas defendem que o governo precisa fazer ajuste fiscal nas contas públicas para a economia continuar no caminho da recuperação.

Leia mais



Luto na fábrica de chocolate

O ator americano Gene Wilder, que ficou marcado pelo papel de Willy Wonka no clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971), morreu nos Estados Unidos aos 83 anos.

De acordo com a imprensa americana, a morte está relacionada a complicações decorrentes do mal de Alzheimer.

Leia mais



Troca de dupla

O Esporte Espetacular, da Globo, vai ter uma nova dupla de apresentadores. Glenda Kozlowski e Alex Escobar vão deixar o programa para se dedicar à narração.

Fernanda Gentil e Flávio Canto vão assumir a apresentação do programa. A mudança já vai acontecer neste domingo.

Leia mais

 

Rock no fim do ano

O vocalista Chris Cornell está a caminho da América Latina e deve fazer quatro shows no Brasil em dezembro.

Os shows fazem parte da turnê Higher Truth, da carreira solo do músico. O líder do Soundgarden e ex-Audioslave deve se apresentar em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos