Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 21/12, para você; ouça

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

Novos acordos

A força-tarefa da Operação Lava Jato confirmou hoje que foi feito acordo de leniência com a Odebrecht e a Braskem. Agora, as colaborações deverão ser homologadas pela Justiça.

De acordo com o Ministério Público Federal, os acertos garantem a devolução de cerca de R$ 7 bilhões aos cofres públicos e vítimas da corrupção na Petrobras e em outras esferas do Poder.

Leia mais
 


Não vai ter crescimento

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta (21) que a equipe econômica, apesar de acreditar na possibilidade, não conta com uma recuperação do PIB já no primeiro trimestre do ano que vem.

A expectativa, de acordo com o ministro, é que somente no último trimestre de 2017 o país esteja crescendo em um ritmo mais forte, acima de 2%, na comparação com mesmo período de 2016.

Leia mais
 


Temer quer contrapartida

O presidente Michel Temer vai exigir contrapartidas dos Estados que se candidatarem ao regime de recuperação fiscal.

Ele afirma que o regime deve beneficiar três Estados, sem citar quais são. A adesão ao programa é opcional e a expectativa é que seja feita por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Leia mais
 


Prévia da inflação

O Índice de Preços ao Consumidor, considerado uma prévia da inflação oficial, foi de 0,19% em dezembro, o menor para o mês desde 1998.

O resultado mostra uma desaceleração em relação a novembro, quando o indicador havia mostrado alta de preços de 0,26%. Em dezembro do ano passado, foi de 1,18%.

Leia mais
 


Mercado em movimento

A Bovespa fechou a quarta-feira em alta pelo segundo dia consecutivo. A valorização foi de 0,11%, com 57.646,52 pontos. As ações da Petrobras, da Vale e do Bradesco tiveram baixa e limitaram um maior ganho do índice.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,35%, cotado em R$ 3,332. Foi a terceira baixa seguida da moeda americana.

Leia mais
 


Desemprego cai em SP

A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo atingiu 16,8% em novembro, uma queda em relação à outubro, que registrou 17,2%. Em novembro, o contingente de desempregados na região metropolitana da capital paulista foi estimado em 1,869 milhão de pessoas, 41 mil a menos do que no mês anterior.

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Seade e do Dieese.

Leia mais
 


Jeitinho brasileiro

Um total de 14,6 milhões de brasileiros deixaram as compras de Natal para a última hora, segundo pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Uma parte deles — 1,8 milhão — está esperando o dinheiro da segunda parcela do 13º para comprar o presente. Por lei, os valores deveriam ser pagos na terça-feira (20) aos trabalhadores. Entre os que deixaram para a última hora, a maioria (39,2%) espera por promoções.

Leia mais
 


CNH mais colorida

A partir do dia 2 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ter novas cores e itens de segurança para atender à nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o Detran de São Paulo, uma das principais alterações será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH, do lado direito.

Leia mais
 


O culpado

O governo da Turquia aponta o pregador turco, exilado nos EUA, Fethullah Gülen como responsável pelo assassinato do embaixador da Rússia na última segunda-feira (19).

Só que a Rússia, que investiga o caso com os próprios agentes, considerou ser muito cedo para dizer quem está por trás do crime.

Leia mais
 


Começou o verão

O verão começou na manhã desta quarta-feira. A estação mais quente do ano vai terminar no dia 20 de março.

A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas do que as registradas no verão passado, quando o fenômeno El Niño provocou um aumento nas temperaturas e nas chuvas em algumas regiões.

Leia mais
 


Clipe banido

Clarice Falcão causou polêmica na internet, ao divulgar no YouTube, o clipe da música "Eu Escolhi Você". O vídeo é todo protagonizado pela genitália de vários modelos, homens e mulheres. Depois de uma hora no ar, o vídeo já acumulava quase cem mil visualizações, 1.700 comentários, 8.500 likes (gosto) e 2.000 dislikes (não gosto).

Durante a madrugada, o YouTube retirou o vídeo do ar. Quem tenta acessar o link, encontra a mensagem: "Este vídeo foi removido por violar as políticas do YouTube sobre nudez ou conteúdo sexual".

Leia mais
 


Leão na Lusa

A Portuguesa apresentou os homens fortes do futebol do clube em 2017. O ex-técnico Emerson Leão vai ser o consultor de futebol da equipe, enquanto o treinador Tuca Guimarães, ex-Figueirense, terá a missão de reerguer a Lusa, que vai disputar a Série A2 do Campeonato Paulista e a Série D do Campeonato Brasileiro.

A Portuguesa estreia na Série A2 do Paulistão no dia 29 de janeiro, contra o Barretos.

Leia mais
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos