Ex-militar que ajudou a prender Saddam disputará eleição para Congresso dos EUA
Um ex-senador do Estado de Oklahoma, que quando oficial do Exército dos Estados Unidos ajudou a capturar o líder iraquiano Saddam Hussein, deu início nesta quinta-feira (27) à sua campanha por uma cadeira na Câmara dos Deputados dos EUA, pela ala mais conservadora do Partido Republicano.
Steve Russell, 50, autor de "We Got Him: A Memoir of the Hunt e capture of Saddam Hussein", está em campanha para representar o 5º Distrito Congressional de Oklahoma, com base em uma plataforma de apoio aos militares, veteranos de guerra e proprietários de armas.
"Eu estou disputando porque vi como Washington ignora as pessoas que representa, incluindo os valentes homens e mulheres que colocam suas vidas em risco todos os dias em sua defesa", disse ele em entrevista à imprensa em um subúrbio de Oklahoma City.
Russell, proprietário de um negócio de fabricação de fuzis, serviu no Senado de Oklahoma de 2008 a 2012, depois de deixar o Exército dos EUA, em 2006. Ele não tentou a reeleição para o Senado estadual.
O 5º Distrito Congressional de Oklahoma é uma área fortemente republicana no centro do Estado. O atual representante é James Lankford, que na próxima eleição vai disputar uma cadeira no Senado dos EUA.