Topo

Uruguaios escolhem novo presidente em eleição em que esquerda é favorita

Uruguaios votam neste domingo para eleger o sucessor de José Mujica - Daniel Caselli/AFP
Uruguaios votam neste domingo para eleger o sucessor de José Mujica Imagem: Daniel Caselli/AFP

Malena Castaldi

Em Montevidéu

30/11/2014 09h30

Os uruguaios definem neste domingo (30) seu próximo presidente, com a expectativa de vitória do ex-presidente Tabaré Vázquez, o que daria à esquerda do país um terceiro mandato consecutivo.

As pesquisas preveem que Vázquez, um experiente político de 74 anos da Frente Ampla, deve vencer seu jovem rival conservador do Partido Nacional, o parlamentar Luis Lacalle Pou, com uma diferença de 14 pontos porcentuais.

Com perfil de esquerda moderada, Vázquez pode se tornar o sucesso de seu correligionário José Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos. Se isso ocorrer, o novo governo deve dar continuidade a várias iniciativas progressistas no Uruguai, como uma nova e polêmica lei pioneira no mundo que regula a produção e o comércio da maconha, sob supervisão do Estado.

Lacalle Pou, um apaixonado por surfe de 41 anos, prometeu que, se chegar ao poder, pretende revogar parte da iniciativa, que procura uma nova abordagem para combater o narcotráfico, mas é rejeitada pela maioria dos uruguaios. Um dos trechos da lei criticados pelo candidato é a venda de maconha em farmácias,

Mujica deixa marca de humildade e defesa dos direitos humanos