Topo

Incêndios florestais forçam remoção de moradores no Alasca e fechamento de estradas na Califórnia

DAVID MCNEW
Imagem: DAVID MCNEW

Em Juneau

24/06/2015 08h55

Centenas de moradores do Alasca foram orientados a deixar suas casas na terça-feira (23) à medida que incêndios em rápida expansão na Costa Oeste dos Estados Unidos, assolada pela seca, destruíam construções e forçavam o fechamento de estradas, disseram autoridades.

Focos perto das comunidades de Nulato e Tanana, no nordeste do Alasca, ao longo do rio Yukon, levaram as autoridades a pedir a saída de várias centenas de pessoas da área, disse um funcionário do setor florestal. Mais ao norte, outro incêndio numa extensão de 7.300 hectares ameaçava uma importante estrada que liga Anchorage e Fairbanks.

Um bombeiro que combatia as chamas na floresta nacional de Chugach sofreu ferimentos leves causados por um urso. Os novos focos de incêndio no AlasCa surgem num momento em que os bombeiros estavam conseguindo conter o fogo na grande área Anchorage.

O clima quente e seco alimentou o fogo em vários pontos ao longo da Costa Oeste dos EUA. Mais de 1.900 bombeiros que trabalhavam durante a noite nas montanhas a leste de Los Angeles armaram barreiras de contenção em torno de uma terça parte da área de um incêndio que carbonizou cerca de 7.050 hectares, disse que a corporação de bombeiros de San Bernardino.

A propagação do fogo está mais lenta, mas os bombeiros alertaram que o tempo permanecerá quente e seco, com rajadas de vento ao longo dos próximos dias. Campings e uma rodovia permaneceram fechados e um número indeterminado de moradores foi instruído a deixar suas casas.

No condado de Los Angeles, os bombeiros continham um incêndio numa área de 2 hectares de mata, que forçou brevemente o fechamento de uma rodovia estadual. Outro incêndio na Califórnia, perto de San Luis Obispo, destruiu seis casas na terça-feira.