Conteúdo publicado há 4 meses

Arma de crime, moto roubada e cofres: veja achados da pesca magnética

Pescadores magnéticos utilizam cordas e ímãs potentes para tentar recuperar itens valiosos abandonados em lagos e rios. O UOL reuniu alguns casos envolvendo essa prática que chamaram atenção ao redor do mundo.

O que aconteceu

Pescador encontrou objetos que serão utilizados como evidências de crime. Em abril, uma pessoa pescou um rifle calibre 22 que pode estar relacionado a morte de um casal de idosos. Os dois foram assassinados em 2015 na Geórgia, nos EUA. Dois dias depois, o pescador encontrou celulares, carteiras de motorista e cartões de crédito das vítimas. Os itens foram entregues à polícia e serão importantes para o julgamento, que voltará a tramitar em agosto, após anos de impasse na Justiça. As informações são da CBS News.

Jovem encontrou moto roubada no Michigan, nos EUA. Na cidade de Grand Rapids, um rapaz pescou uma alavanca de freio e um retrovisor, e desconfiou que havia uma moto embaixo da água. Porém, não conseguiu puxá-la porque o ímã não suportava um peso tão grande. O homem retornou ao rio dois meses depois, em novembro de 2023, com mais ímãs e com mais pessoas. O grupo se deparou com uma moto Honda CL175 bastante enferrujada. O jovem contou à Fox 17 que, analisando a motocicleta e outros itens pescados naquele dia, percebeu que o veículo era roubado, e por isso o entregou para a polícia.

Moto roubada foi pescada por jovem no Michigan, nos EUA
Moto roubada foi pescada por jovem no Michigan, nos EUA Imagem: Reprodução Fox 17

Casal encontrou mais de R$ 500 mil em um lago na cidade de Nova York, nos EUA. As notas destruídas e cobertas por lama estavam guardadas em um cofre. O casal procurou as autoridades para saber se havia algum impedimento legal em ficar com o achado. A corporação verificou que não existia nenhuma maneira de identificar o dono original, portanto, ficar com o dinheiro não seria um crime. A dupla também já pescou granadas, armas e joias, conforme contaram ao canal americano NY1.

Cofre com dinheiro foi encontrado no Queens, em Nova York
Cofre com dinheiro foi encontrado no Queens, em Nova York Imagem: Reprodução/NY1

No Reino Unido, homem encontrou espada viking com mais de 1.000 anos. Especialistas calcularam que a espada deve ter sido feita entre os anos 850 d.C e 975 d.C. A época corresponde ao período em que os vikings, que eram originalmente da Escandinávia, viajaram às Ilhas Britânicas, segundo o portal Live Science. O artefato foi encontrado no Rio Cherwell, em Oxfordshire, em novembro de 2022, e agora está aos cuidados do Museu de Oxford.

Espada Viking foi encontrada em novembro de 2023
Espada Viking foi encontrada em novembro de 2023 Imagem: Facebook/Trevor Penny

No Recife (PE), brasileiro encontrou granada utilizada pelo Exército da Inglaterra. A granada era do tipo Mills, tipicamente usada pelo Exército da Inglaterra desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais. O artefato, em estado de conservação precário, estava guardado em uma sacola plástica. O explosivo foi encontrado no Rio Capibaribe em maio e foi recolhido pelo Esquadrão Antibombas para ser detonado de maneira segura.

Continua após a publicidade
Granada do tipo Mills foi encontrada em Rio do Recife (PE)
Granada do tipo Mills foi encontrada em Rio do Recife (PE) Imagem: Reprodução/Instagram/@bopepmpe

Adolescente devolveu cofre roubado no ano 2000. Um menino de 15 anos estava pescando no Rio Witham, na Inglaterra, quando encontrou um cofre com notas de dólares australianos que somavam quase R$ 9.000. O cofre também continha cartões e um certificado de armas com informações do antigo dono. Em abril de 2022, o garoto usou esses dados para encontrar o homem e devolver os achados, segundo o portal Yahoo News.

Adolescente encontrou nota de dólares australianos e outros documentos
Adolescente encontrou nota de dólares australianos e outros documentos Imagem: Reprodução/Youtube/Magnetic G

Deixe seu comentário

Só para assinantes