Topo

EUA realizam 1º ataque com drone de base turca contra Estado Islâmico na Síria

05/08/2015 18h47

WASHINGTON/ANCARA (Reuters) - Os Estados Unidos conduziram seu primeiro ataque com drone no norte da Síria a partir de uma base na Turquia, disse o Pentágono nesta quarta-feira, à frente do que, segundo Ancara, em breve será uma “batalha abrangente” contra militantes do Estado Islâmico lá.

Um porta-voz em Washington disse que o ataque por um objetivo não tripulado foi lançado na segunda-feira a partir da base de Incirlik, perto da cidade de Adana, sul da Turquia - um aliado dos EUA com a segunda maior força militar da Otan. 

Preparações estavam sendo feitas para ataques dentro da Síria realizados por aeronaves de guerra tripuladas dos EUA. 

Até recentemente, apenas drones de reconhecimento realizavam missões a partir de Incirlik. Mas a Turquia formalmente concordou em abrir suas bases aéreas para os Estados Unidos e para aeronaves da coalizão no mês passado, uma grande mudança política após anos de relutância em assumir um papel na linha de frente contra combatentes islâmicos atuando perto de suas fronteiras. 

Ancara e Washington têm trabalhado em planos para fornecer apoio aéreo para um grupo de rebeldes sírios treinados pelos EUA e conjuntamente varrer o Estado Islâmico de uma faixa territorial de cerca de 80 quilômetros na fronteira turca. 

“Como parte de nosso acordo com os EUA, nós fizemos progresso sobre a abertura de nossas bases, particularmente Incirlik”, disse o ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, à rede de TV TRT.

(Por Phil Stewart e Tulay Karadeniz)