Topo

Bombas deixam ao menos 37 mortos na Nigéria

AFP
Imagem: AFP

Lanre Ola, Emma Ande e Issac Linus

Em Maiduguri e Yola (Nigéria)

23/10/2015 17h13

Pelo menos 37 pessoas foram mortas e 107 ficaram feridas nesta sexta-feira (23) em dois ataques a bomba em mesquitas no nordeste da Nigéria, onde o grupo Boko Haram tem tentado formar um Estado islâmico, disseram médicos e autoridades.

Ninguém assumiu a responsabilidade, mas os ataques levam as marcas do grupo militante, que já matou milhares e deslocou 2,1 milhões de pessoas no nordeste remoto do país mais populoso da África.

Uma bomba explodiu durante as orações de sexta-feira em uma mesquita lotada num subúrbio de Yola, capital do Estado de Adamawa, matando 27 pessoas, afirmou à Reuters o coordenador estadual da Agência de Gestão de Emergência Nacional (Nema), Alhaji Bello Saad.

"Noventa e seis pessoas estão agora recebendo tratamento nos dois hospitais em Yola", disse ele. "Eu realmente não posso dizer se era um homem-bomba ou não."

Separadamente, um atentado suicida durante as orações de madrugada em uma mesquita em Maiduguri, capital do Estado de Borno, norte de Yola, matou pelo menos 10 pessoas, disse uma fonte do hospital. Outro médico declarou que 11 pessoas ficaram feridas.

Borno é o berço da insurgência do Boko Haram e tem sido o foco de ataques realizados por supostos membros do grupo militante islâmico, que já mataram cerca de 1.000 pessoas desde que o presidente Muhammadu Buhari assumiu o cargo, em maio.

Nigéria vive entre radicalismo do Boko Haram e boom econômico

AFP