Topo

Brexit deve cortar 0,25 p.p. do crescimento da Alemanha em 2017, mostra estudo

25/10/2016 09h05

BERLIM (Reuters) - O impacto da decisão britânica de deixar a União Europeia vai cortar cerca de 0,25 ponto percentual do crescimento da Alemanha, maior economia da Europa, no próximo ano, sugeriu um estudo citado em um jornal regional nesta terça-feira.

As exportações, que têm tradicionalmente impulsionado a economia alemã, devem cair 9 por cento em 2017 devido à libra mais fraca, segundo o Instituto de Colônia IW para Pesquisa Econômica, citado pelo Rheinische Post.

No ano passado, as empresas alemãs exportaram bens no valor de cerca de 89 bilhões de euros para o Reino Unido, tornando-o seu terceiro mais importante destino de exportação.

Pesquisadores do IW disseram que a libra mais fraca em relação ao euro, juntamente com um declínio esperado no crescimento do Reino Unido, levará a um menor crescimento na Alemanha mesmo antes da saída britânica da UE.

Nas últimas semanas, as preocupações sobre uma saída difícil do Reino Unido e uma postura dura da UE nas negociações, que devem começar no próximo ano, afetaram a libra.

As importações para a Alemanha também devem cair em torno de 3,5 por cento, disseram os pesquisadores.

(Por Michelle Martin)