Dólar tem leves variações ante real com expectativa de fluxo e exterior
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha uma sessão de leves altas e baixas nesta quinta-feira, em meio à expectativa de ingresso de fluxo de recursos externos e com a moeda norte-americana em alta ante divisas de países emergentes.
Às 10:43, o dólar recuava 0,32 por cento, a 3,1323 reais na venda., depois de bater a mínima de 3,1308 reais e a máxima de 3,1495 reais. O dólar futuro operava em baixa de cerca de 0,20 por cento.
"A volatilidade inicial decorre da desvalorização de moedas emergentes no exterior e a expectativa de entrada de recursos ao longo da sessão", comentou o operador da Advanced Corretora, Alessandro Faganello.
O prazo para regularização de recursos de brasileiros no exterior termina no próximo dia 31 de outubro. A Receita Federal informou que a arrecadação com multa e imposto no âmbito do programa chegou a 40,1 bilhões de reais até o início da manhã desta quinta-feira.
Na véspera, o BC decidiu ampliar o horário de encerramento do registro de operações de câmbio das 19:00 para as 23:00 entre os dias 26 e 31 de outubro, para facilitar a contratação e liquidação das operações de câmbio até o dia 31.
Também a favor da trajetória de baixa da moeda norte-americana, com poder para tranquilizar os investidores, estava a notícia de que o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou na véspera a desaposentação. Caso contrário, elevaria os gastos anuais do governo em 7,7 bilhões de reais com a Previdência.
Na ponta que pressionava as cotações do dólar para cima vinha o cenário externo, onde a moeda norte-americana subia ante divisas emergentes pela proximidade da reunião do Federal Reserve, banco central norte-americano, na próxima semana, e das eleições presidenciais, no dia 8 de novembro.
O dólar subia frente ao peso mexicano e à lira turca.
"Além disso, estamos nos aproximando do final do mês e há um pouco de cautela com a formação da Ptax, o que pode deixar o movimento do dólar mais contido", comentou um operador de uma corretora nacional.
O Banco Central fez leilão de swap cambial reverso, equivalente à compra de dólares no futuro, com apenas dois vencimentos nesta manhã e vendeu o lote integral de 5 mil contratos.
A autoridade monetária deixou de ofertar swaps para 1º de novembro, após informar que não anularia os swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para esta data por conta da expectativa de forte entrada de recursos nestes dias por conta da regularização de ativos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.