Topo

Forças iraquianas entram em primeiro bairro de Mosul, diz autoridade

31/10/2016 10h14

LESTE DE MOSUL, Iraque (Reuters) - Tropas iraquianas entraram nesta segunda-feira no bairro de Karama da cidade de Mosul, dominada pelo Estado Islâmico, no primeiro avanço dentro da cidade após duas semanas de confrontos com militantes nos arredores, disse uma autoridade.

"Eles entraram em Mosul", disse à Reuters o general Wissam Araji, do Serviço Antiterrorismo treinado pelos Estados Unidos. "Eles estão em conflito agora no distrito de Hay al-Karama".

A unidade antiterrorismo do Exército interrompera seu avanço na semana passada após avançar em solo mais rápido do que outras forças do fronte, para permitir que elas diminuíssem o espaço e também se aproximassem da cidade.

Forças de segurança do Iraque e combatentes curdos peshmerga iniciaram a ofensiva em 17 de outubro, com apoio aéreo e em solo de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo extremista sunita.

Milícias xiitas iraquianas pró-Irã se juntaram ao confronto no sábado, buscando cortar a rota entre Mosul e Raqqa, principal reduto do Estado Islâmico na Síria.

O conflito em Mosul, que ainda possui 1,5 milhão de habitantes, pode se tornar um dos mais intensos em uma década de tumultos após a invasão liderada pelos EUA que derrubou Saddam Hussein em 2003.

(Reportagem de Stephen Kalin)