Gerrard, ex-capitão do Liverpool e da Inglaterra, anuncia aposentadoria

LONDRES (Reuters) - Ex-capitão do Liverpool e da seleção da Inglaterra, Steven Gerrard anunciou sua aposentadoria nesta quinta-feira, uma semana depois de confirmar que não iria voltar a jogar pelo LA Galaxy.

"Após a especulação recente da mídia a respeito do meu futuro, posso confirmar minha aposentadoria do futebol profissional", disse Gerrard, de 36 anos, em um comunicado.

"Tive uma carreira incrível e sou grato a cada um dos momentos que vivi no Liverpool, na Inglaterra e no LA Galaxy".

Gerrard passou sua carreira quase inteira no Liverpool, onde estreou como reserva diante do Blackburn Rovers em 1998. Ele é o terceiro jogador mais escalado da história do time com suas 710 participações, só atrás de Jamie Carragher e Ian Callaghan.

Ele marcou 120 gols em 504 jogos do Campeonato Inglês.

Um dos meias mais admirados do futebol mundial quando estava no auge, ele foi escalado para a seleção inglesa 114 vezes, 40 como capitão, e disputou seis grandes torneios.

Gerrard deixou o Liverpool em 2015 e passou 18 meses no Galaxy, fazendo 5 gols em 34 atuações.

Embora nunca tenha conquistado um título da Liga Inglesa com o Liverpool, Gerrard será associado para sempre com a final da Liga dos Campeões de 2005, na qual o Liverpool virou uma partida que perdia de 3 x 0 no primeiro tempo e venceu nos pênaltis em Istambul.

Gerrard marcou o primeiro gol do Liverpool e liderou a equipe naquela que muitos consideram uma das noites mais gloriosas da história do clube.

Além da Liga dos Campeões, ele conquistou duas Copas da Inglaterra com o Liverpool, três Copas da Liga Inglesa e a Copa da Uefa.

        

(Por Martyn Herman)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos