Topo

Lesão tira Del Potro do Aberto da Austrália

24/12/2016 13h13

(Reuters) - O tenista argentino Juan Martin del Potro não irá ao Aberto da Austrália no próximo mês e, possivelmente, perderá a primeira rodada do seu país contra a Itália na Copa Davis devido a lesões.

Nos últimos três anos, o ex-campeão do Aberto dos Estados Unidos vem sofrendo com lesões nos punhos e, após um impressionante retorno em 2016, disse querer evitar quaisquer contratempos.

No anúncio de que iria se retirar do Auckland Classic e do Aberto da Austrália, o tenista disse que precisa de mais tempo de recuperação, após liderar, em novembro, a Argentina para o título da Copa Davis pela primeira vez.

"O que eu preciso é ter alguém que me deixe fisicamente apto para durar o ano inteiro", disse o jovem de 28 anos. "Estamos olhando para qual é a prioridade. Se o tênis me esperou por dois anos, a Austrália pode me esperar por mais um."

O argentino é considerado um sério competidor para títulos de Grand Slam, mas três cirurgias no pulso ameaçaram acabar com sua carreira. Ele começou o ano na 1.042a posição, mas terminou a temporada entre os 40 melhores.

Del Potro chegou à final olímpica de individuais no Rio, perdendo para Andy Murray antes de levar a Argentina a vencer a Croácia na final da Copa Davis.

O jogador não descartou completamente a rodada de abertura contra a Itália em fevereiro.

"Ainda há tempo para a primeira partida contra a Itália, mas não tanto e será no saibro, uma superfície com a qual eu luto", disse Del Potro.

(Por Martyn Herman)