Ações da Unilever recuam após Kraft retirar oferta de fusão

LONDRES (Reuters) - O rápido recuo da Kraft Heinz de sua oferta surpresa de 143 bilhões de dólares pela Unilever , diante da forte resistência da empresa e de políticos, pressionava a queda ao redor de 7 por cento das ações do grupo anglo-holandês nesta segunda-feira.

A Kraft, apoiada por Warren Buffett e pela empresa de private equity 3G, queria comprar a Unilever como parte de sua estratégia de se tornar uma gigante global de bens de consumo, comprando concorrentes e cortando custos e empregos para gerar lucros.

No entanto, o grupo de alimentos dos EUA não considerava a resistência que recebeu do presidente-executivo da Unilever, Paul Polman, que rejeitou a sua oferta, avaliando que a mesma não tinha qualquer mérito financeiro ou estratégico, não exigindo mais discussão.

A resposta do governo britâncio também foi uma preocupação depois que a primeira-ministra Theresa May sinalizou que adotaria uma abordagem mais proativa para aquisições estrangeiras, disseram fontes familiarizadas com o assunto.

May, que já havia escolhido a aquisição da Kraft em 2010 de outro nome britânico, a Cadbury, como exemplo de um acordo que deveria ter sido bloqueado, indicou que seu governo iria querer examinar o negócio se fosse adiante, de acordo com uma pessoa a par da situação.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, que trabalhava na Unilever, também disse que analisaria o que isso significaria para a Holanda tanto no sentido "positivo e negativo".

As ações listadas em Londres da Unilever, que subiram 13 por cento para uma máxima recorde quando a oferta foi divulgada na sexta-feira, recuavam mais de 7 por cento, depois que a Kraft disse em um comunicado no domingo ter retirado a sua proposta.

(Reportagem de Kate Holton e Pamela Barbaglia)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos