Topo

Dólar tem leves oscilações sobre o real à espera de ata do Fed

22/02/2017 11h18

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar exibia leves oscilações ante o real nesta quarta-feira, em compasso de espera pela ata do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, com investidores à procura de pistas sobre os próximos passos da política monetária no país.

Às 11:17, o dólar recuava 0,19 por cento, a 3,0846 reais na venda, depois de ter fechado na véspera praticamente estável. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,45 por cento.

"O mercado está esperando a ata do Fed. Há poucas operações, aguardando alguma notícia para tomar um rumo", disse o operador da Spinelli Corretora, José Carlos Amado.

O Fed divulga às 16:00 (horário de Brasília) a ata do encontro do início de fevereiro, quando manteve os juros entre 0,50 e 0,75 por cento. Desde então, dirigentes do Fed têm sinalizado com mais força a possibilidade de haver aumento em março, próxima reunião da autoridade monetária, em meio a dados econômicos positivos para a economia.

No exterior, os mercados precificavam cerca de uma em cada cinco chances de o Fed aumentar as taxas no próximo mês, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME. Alguns bancos embutiam apostas de até 40 por cento disso ocorrer.

Juros elevados nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados em outras praças, como a brasileira.

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas e outras moedas de países emergentes, como o peso mexicano.

Apesar dessa expectativa, operadores continuavam afirmando que a tendência era de baixa para o dólar no Brasil, diante da expectativa de entrada de recursos externos devido às recentes emissões feitas por empresas e iminente aprovação no Congresso Nacional da nova rodada de regularização de recursos brasileiros no exterior, conhecida como repatriação.

"No pano de fundo, a perspectiva de fluxo positivo para o Brasil, em meio ao cenário de queda dos juros e na esteira do projeto sobre a repatriação de recursos mantidos no exterior, continua influenciando os negócios", citou a assessoria de investimentos Criteria Invest em relatório.

O Banco Central fará nesta sessão novo leilão de até 6 mil swaps tradicionais --equivalentes à venda futura de dólares-- para rolagem do vencimento de março.