Avanço militar sírio abre nova ligação com áreas curdas

BEIRUTE (Reuters) - Uma ofensiva do Exército sírio contra o Estado Islâmico no norte do país abriu uma nova ligação entre áreas controladas pelo governo no oeste da Síria e o nordeste dominado pelos cursos, redesenhando o mapa do conflito perto da fronteira turca.

O avanço, se mantido, pode abrir uma passagem comercial entre o nordeste, que tem 70 por cento do petróleo sírio, além de solo rico, e o oeste, base da manufatura do país.

O norte da Síria é um dos campos de batalha mais complicados na guerra síria de vários lados iniciada em 2011.

O avanço militar ocorreu ao sul de uma área onde a Turquia e os seus aliados rebeldes estão conduzindo a sua própria campanha, abrindo uma zona de segurança para manter o Estado Islâmico e grupos curdos distantes da fronteira turca.

Forças do governo sírio chegaram agora ao limite de uma fatia de território dominada pela milícia curda YPG, que tem evitado o conflito com Damasco, mas é vista na Turquia como uma extensão do grupo militante PKK, responsável por uma insurgência de três décadas em território turco.

Os críticos da YPG acusam a milícia de cooperar com Damasco na guerra.

O porta-voz das Forças Democráticas Sírias, uma aliança dominada pela YPG, disse que o avanço militar sírio traria benefícios para os civis na região.

(Reportagem de Tom Perry e Suleiman al-Khalidi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos