Astronautas chegam à estação espacial em viagem impressionante

Por Irene Klotz

CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - Uma equipe compostar por um cosmonauta russo e um astronauta norte-americano flutuou para a Estação Espacial Internacional nesta quinta-feira, horas após ser lançada do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, segundo transmissão de TV da Nasa.

Uma cápsula russa Soyuz levando o norte-americano Jack Fischer, de 43 anos, e o russo Fyodor Yurchikhin, de 58 anos, decolou às 4h30, no horário de Brasília, com um raro terceiro assento vazio. A Rússia está reduzindo seus membros da estação espacial até que seu atrasado laboratório científico seja levado ao posto avançado em órbita no ano que vem.

    Fischer e Yurchikhin chegaram à estação espacial de 100 bilhões de dólares, que orbita a cerca de 400 quilômetros da Terra, por volta das 10h18, no horário de Brasília. Cerca de duas horas depois, comportas entre a cápsula Soyuz e a estação foram abertas.

    Fischer, em sua primeira viagem espacial, e Yurchikhin flutuaram aos braços da comandante da estação, Peggy Whitson, e sua equipe. A primeira ordem do dia para a dupla foi uma ligação telefônica de parabéns das famílias e amigos no centro de controle da missão russa, nos arredores de Moscou.

    “É tão lindo”, disse Fischer a sua esposa, que classificou a experiência como impressionante.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos