Primeiro-ministro Abe diz que lançamento de míssil norte-coreano é grave ameaça ao Japão

Por William James e Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) - A decisão da Coreia do Norte de fazer teste com um míssil balístico representa uma grave ameaça ao Japão, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe em Londres neste sábado, pedindo que os Estados Unidos e a China mantenham a pressão sobre Pyongyang.

A Coreia do Norte testou um míssil logo após o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, alertar que o fracasso em frear o programa nuclear e de mísseis balísticos de Pyongyang poderia levar a "consequências catastróficas".

"Apesar dos fortes alertas da comunidade internacional, a Coreia do Norte hoje realizou lançamento de míssil balístico. É uma grave ameaça ao nosso país. Isso é absolutamente inaceitável. Condenamos fortemente tais atos", disse Abe a jornalistas, falando por meio de um tradutor em Londres.

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou que um grande conflito com a Coreia do Norte é possível e que as opções militares continuam sobre a mesa.

A Rússia e a China alertaram contra o uso de força militar.

"Gostaríamos de manter uma coordenação próxima com os Estados Unidos, nossos aliados, para manter um alto estado de alerta. Gostaríamos de ser impermeáveis para garantir a segurança dos nossos cidadãos ", disse Abe.

Trump elogiou o presidente chinês Xi Jinping por seu papel em tentar acalmar a situação na Coreia do Norte. Abe saudou o envolvimento de Trump com Xi e disse que o papel da China é extremamente importante.

"Como primeiro-ministro, estou me concentrando na resposta da China", disse ele. "A China, eu espero, vai desempenhar um papel construtivo ... é minha alta expectativa de que a China irá desempenhar seu papel corretamente."

(Reportagem adicional de Alistair Smout) 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos