Topo

Conselho do Carrefour Brasil indica Prioux como diretor-presidente e aprova emissão de R$2 bi em promissórias

22/09/2017 08h56

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - O conselho de administração do Carrefour Brasil (Atacadão) escolheu Noël Prioux para substituir Charles André Pierre Desmartis no cargo de diretor-presidente da empresa, e aprovou ainda uma emissão de 2 bilhões de reais em notas promissórias comerciais.

A mudança no comando dos negócios da empresa no Brasil ocorre após a renúncia de Desmartis para se dedicar a projetos fora do grupo, com efeitos a partir de 2 de outubro, e faz parte de uma reorganização mais ampla anunciada nesta sexta-feira pelo novo presidente-executivo do Carrefour , Alexandre Bompard.

Em fato relevante, o Carrefour Brasil esclarece que a eleição de Prioux está sujeita à concessão de visto e que o diretor vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores, Sébastien Durchon, acumulará a função de diretor-presidente até a conclusão do processo, que pode levar 30 dias.

Segundo o comunicado, Prioux ainda ocupará a vaga deixada por Desmartis no conselho de administração do Carrefour Brasil. O colegiado também escolheu Frédéric Haffner para substituir Vincent Arnaud Xavier Abello como membro do conselho.

Desde que assumiu o cargo, Bompard vem se esforçando para revitalizar a segunda maior rede varejista do mundo. Paralelamente aos anúncios feitos no Brasil, ele nomeou Pascal Clouzard, então presidente do grupo na Espanha, como diretor-executivo para França.

O Carrefour ainda contratou Marie Cheval, que foi presidente do Boursorama, o banco online do Société Générale , como diretora-executiva de clientes, serviços e transformação digital. Já Jerome Nanty, antes secretário-geral da Air France-KLM , será o executivo responsável por recursos humanos na França.

NOTAS PROMISSÓRIAS

Além das alterações na diretoria e do conselho, o Carrefour Brasil anunciou a emissão de 2 bilhões de reais em notas promissórias comerciais.

Os recursos obtidos com a transação serão destinados ao pagamento de mútuos intracompanhia remanescentes, reforço do capital de giro e gestão dos negócios.

A emissão será efetuada em quatro séries de 100 notas promissórias cada ao valor unitário de 5 milhões de reais, com prazos de 210, 272, 454 e 577 dias.

(Reportagem adicional de Dominique Vidalon, em Paris)