Topo

Fundação Nobel aumenta valor dos prêmios em 12,5% este ano

26/09/2017 12h22

ESTOCOLMO (Reuters) - Os ganhadores do Prêmio Nobel deste ano podem contar com um aumento de 12,5 por cento no valor da premiação em dinheiro, uma vez que as finanças da fundação melhoraram depois de anos de gastos excessivos, informou a Fundação Nobel.

A instituição disse que o montante dos prêmios, concedidos pela excelência nos campos da ciência, literatura e paz, será elevado de 8 milhões para 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a 1,12 milhão de dólares.

"Como os anúncios dos ganhadores do Nobel de 2017 começam na semana que vem, temos o prazer de comunicar que neste ano estamos aumentando o valor do prêmio em um milhão de coroas suecas", anunciou Carl-Henrik Heldin, presidente do conselho da Fundação Nobel, em comunicado à imprensa.

"O Prêmio Nobel defende a ciência, o humanismo e a cooperação internacional. Em um momento no qual o conhecimento e os fatos estão sendo questionados, estes valores são mais importantes do que nunca".

Em 2011 a fundação reduziu o Prêmio Nobel de 10 milhões para 8 milhões de coroas e começou a cortar custos depois de uma década de despesas exageradas. Atualmente se considera a situação estabilizada, disse a entidade.

O capital que forma a base dos prêmios foi doado no testamento de Alfred Nobel, inventor da dinamite, e é administrado pela fundação, que foi criada em 1900.

(Por Johan Ahlander)