Topo

Relator defende rejeição da denúncia e afirma que peça é "manobra" que atinge classe política

25/10/2017 10h25

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira que a peça acusatória apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) atinge não apenas os três, mas toda a classe política.

"Não é uma denúncia contra o presidente da República, é uma manobra contra o presidente da República, contra os ministros de Estado e contra toda a classe política", afirmou o tucano, ao defender seu parecer pela rejeição da acusação contra Temer e os dois ministros, em pronunciamento na Câmara.

Bonifácio chamou a denúncia de "inteiramente falsa e esvaziada", e afirmou que a acusação demonstra que a Procuradoria está agindo "politicamente" contra o presidente, em busca de enfraquecê-lo ou até mesmo tentar afastá-lo do cargo.

O deputado foi aplaudido ao final da fala, realizada pouco após a abertura da ordem do dia no plenário da Câmara em sessão destinada à votação da denúncia.

Temer foi acusado de obstrução de Justiça e organização criminosa. Por esse último crime, também foram denunciados os ministros Padilha e Moreira Franco.

A tendência é que os deputados aprovem o parecer de Bonifácio. Para a denúncia ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), precisa ter o apoio de pelo menos 342 deputados.