Trump diz que Rússia prejudica esforços dos EUA na crise nuclear com a Coreia do Norte
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira que a Rússia está prejudicando os esforços dos EUA para livrar a Coreia do Norte de armas nucleares, enquanto a China tem sido útil.
Em uma entrevista à rede Fox Business Network, Trump disse que seria mais fácil resolver a crise nuclear com Pyongyang se os EUA tivessem um relacionamento melhor com a Rússia.
"A China está nos ajudando, e talvez a Rússia esteja passando para o outro lado e atrapalhando o que estamos conseguindo", afirmou Trump, a respeito da situação com a Coreia do Norte.
Uma série de testes de armas do regime e uma troca de farpas verbais entre Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, aumentaram as tensões.
Trump vem pressionando para que Pequim contenha o programa nuclear da Coreia do Norte. A China, única grande aliada de Pyongyang, representa mais de 90 por cento do comércio com o país isolado.
O líder norte-americano disse em um tuíte que conversou com seu colega chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira e que a conversa incluiu a Coreia do Norte.
As relações entre Washington e Moscou estão tensionadas devido às alegações de que a Rússia interferiu na eleição presidencial de 2016, à anexação russa da península ucraniana da Crimeia e ao apoio do Kremlin ao governo da Síria.
"Acho que poderíamos ter um bom relacionamento" com a Rússia, disse Trump. "Acho que a situação norte-coreana seria resolvida mais facilmente."
Durante a campanha do ano passado Trump disse que esperava melhorar as relações com os russos.
(Por Eric Beech)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.