Topo

Vulcão em erupção em Bali eleva alertas sobre viagens aéreas

26/11/2017 13h16

DENPASAR, Indonésia (Reuters) - Autoridades indonésias e regionais aumentaram neste domingo alertas de voos em torno do Monte Agung, em Bali, conforme erupções do vulcão enviaram uma nuvem de cinzas vulcânicas e vapor para mais de 6.000 metros sobre a popular ilha turística.

Cinzas cobriram estradas, carros e prédios próximos ao vulcão no nordeste da ilha, enquanto diversos voos foram cancelados e durante a noite um brilho vermelho, que aparentava ser magma, podia ser visto em fotografias da Antara, a agência de notícias estatal.

“A atividade do Monte Agung entrou na fase de erupção magmática. Ainda está soltando cinzas no momento, mas nós precisamos monitorar e ser cautelosos sobre a possibilidade de uma forte e explosiva erupção”, disse Gede Suantika, uma autoridade da agência de vulcanologia e geologia de mitigação de desastres.

Bali, famosa por suas praias, templos e surfe, atraiu quase 5 milhões de visitantes no ano passado, mas os negócios despencaram em áreas em torno do vulcão desde setembro, quando tremores vulcânicos do Agung começaram a aumentar.

O Agung cresce majestosamente sobre o leste de Bali em uma altura de mais de 3 mil metros. Quando o vulcão entrou em erupção pela última vez, em 1963, deixou mais de mil mortos e destruiu diversas vilas.

O Centro de Aconselhamento de Cinzas Vulcânicas do Escritório de Meteorologia da Austrália emitiu mapas mostrando uma nuvem de cinzas seguindo para o sudeste sobre a ilha vizinha de Lombok, longe da capital de Bali, Denpasar, onde o principal aeroporto internacional está localizado.

A Indonésia também atualizou seu Alerta do Observatório de Vulcões para Aviação para vermelho, o nível mais alto, e disse que o topo da nuvem de cinzas pode atingir 6.142 metros ou mais.

No entanto, autoridades disseram que o aeroporto pode continuar aberto por ora, conforme as cinzas podem ser evitadas.

(Reportagem adicional de Nilufar Rizki e Angie Teo, em Jacarta, e Alison Bevege, em Sydney)