Topo

Trégua perto de Damasco está sendo respeitada antes de início de conversas de paz

29/11/2017 11h14

BEIRUTE (Reuters) - O cessar-fogo proposto pela Rússia na região síria de Ghouta Ocidental está sendo respeitado de maneira geral, disseram nesta quarta-feira um monitor da guerra e uma testemunha, e uma delegação de Damasco chegou a Genebra para participar de conversas de paz na cidade suíça.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos disse que a trégua no enclave sitiado e dominado pelos rebeldes nas proximidades de Damasco está sendo "observada em geral".

Na terça-feira o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, disse que o governo sírio aceitou a proposta russa de interromper os combates na área no período de 28 a 29 de novembro.

O grupo, que monitora a guerra, relatou que o cessar-fogo sofreu violações insignificantes na manhã desta quarta-feira no vilarejo de Ain Terma, onde forças sírias dispararam cinco foguetes.

Ainda na terça-feira um bombardeio matou três pessoas e feriu 15, mas foi menos intenso do que nos dias anteriores, acrescentou.

"Estamos em paz hoje", disse uma testemunha em Douma, vilarejo de Ghouta Ocidental, à Reuters em um site de mensagens.

A delegação síria foi a Genebra para participar da oitava rodada de conversas de paz patrocinadas pela ONU, mas atrasou sua partida em um dia depois que a oposição reiterou sua exigência de que o presidente sírio, Bashar al-Assad, renuncie.

Nasr Hariri, chefe da delegação opositora, disse em uma coletiva de imprensa realizada na noite de segunda-feira em Genebra que almeja a remoção de Assad como resultado das negociações.

A delegação governamental será chefiada pelo embaixador sírio na ONU e negociador-chefe Bashar al-Ja'afari, informou a agência estatal de notícias Sana.

Um avanço nas conversas é considerado improvável, já que Assad e seus aliados estão buscando uma vitória militar total na guerra civil, já em seu sétimo ano, e seus opositores se atêm à exigência de que ele deixe o poder.

(Por Dahlia Nehme)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trégua perto de Damasco está sendo respeitada antes de início de conversas de paz - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias