Ex-líder catalão Puigdemont diz estar aberto a encontrar com premiê espanhol para conversar
MADRI (Reuters) - O ex-líder da Catalunha, Carles Puigdemont, disse nesta sexta-feira que encontraria com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, para conversar fora da Espanha, um dia depois que separatistas regionais conquistaram a maioria parlamentar em uma eleição local.
"Estou aberto a encontrar (Rajoy) em Bruxelas ou em um país diferente dentro da UE que não seja a Espanha", disse em pronunciamento televisionado em Bruxelas.
Ele também disse que pode retornar à Espanha se receber garantias de que poderá assumir sua posição como líder de um potencial novo governo catalão.
Puigdemont está vivendo em autoexílio em Bruxelas desde outubro, quando Rajoy destituiu seu governo regional após um referendo de independência considerado ilegal e da proclamação de independência da Catalunha. Desde então, muitos membros de seu gabinete foram presos enquanto aguardam uma investigação sobre a tentativa de independência.
(Reportagem de Carla Raffin)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.