Topo

EUA impõem sanções a duas autoridades da Coreia do Norte por programa de mísseis

26/12/2017 18h00

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira sanções a duas autoridades norte-coreanas por seus papéis no desenvolvimento de mísseis balísticos do país, no mais recente passo em uma campanha para pressionar Pyongyang a desistir de seu programa nuclear e de mísseis.

O Tesouro dos EUA identificou as autoridades como Kim Jong Sik e Ri Pyong Chol. Disse que Kim é considerado uma figura essencial na Coreia do Norte, enquanto Ri é visto como uma autoridade fundamental envolvida no desenvolvimento do míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) do país.

"O Tesouro está visando líderes dos programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte como parte de nossa campanha de pressão máxima para isolar (a Coreia do Norte) e conquistar a desnuclearização completa da península coreana", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.

"Estas ações se seguem à resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que impôs fortes novas sanções à Coreia do Norte, reduzindo ainda mais sua capacidade de arrecadar fundos ilícitos".

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas impôs novas sanções à Coreia do Norte na semana passada, após um recente teste do ICBM. As sanções buscam limitar o acesso do país a produtos refinados de petróleo e ao petróleo e seus lucros de trabalhadores no exterior.

A Coreia do Norte, que tem trabalhado para desenvolver mísseis nucleares capazes de atingir os Estados Unidos, declarou que estas medidas são atos de guerra e o equivalente a um completo bloqueio econômico contra o país.

(Por Susan Heavey e David Brunnstrom)