Blecaute corta 22,5% da carga no Brasil; Norte e Nordeste têm maior impacto, diz ONS
Por Luciano Costa
SÃO PAULO (Reuters) - Um blecaute de grandes proporções levou ao desligamento de 22,5 por cento da carga de energia do sistema brasileiro às 15h40 desta quarta-feira, com maior impacto no Norte e no Nordeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, adicionou o órgão do setor elétrico.
Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.
"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", afirmou em nota o ONS, responsável pela operação do sistema elétrico.
Mais cedo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ex-presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras, disse no Twitter que o desligamento foi causado por uma "falha nos testes" da linha de transmissão que escoa a energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
A Eletrobras e a chinesa State Grid, responsáveis pela linha que escoa a energia de Belo Monte, não responderam de imediato a pedidos de comentário.
Segundo o ONS, uma "perturbação" no sistema levou ao desligamento de cerca de 18 mil megawatts principalmente no Norte e Nordeste, enquanto nas demais regiões o corte foi de 4.200 megawatts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.