Topo

Guarda costeira da Líbia recupera corpos de 11 migrantes, diz porta-voz

Imigrantes são resgatados na costa da Líbia em janeiro de 2018 - Mahmud Turkia/AFP
Imigrantes são resgatados na costa da Líbia em janeiro de 2018 Imagem: Mahmud Turkia/AFP

Trípoli

22/04/2018 17h17

A Guarda Costeira da Líbia recuperou os corpos de 11 migrantes que morreram durante uma tentativa de cruzar da costa oeste da Líbia para a Itália no domingo (22), disse um porta-voz.

Mais de 80 migrantes sobreviveram ao incidente na cidade de Sabratha, no oeste do país, e os guardas costeiros os levaram de volta a Zawiya, cerca de 25 quilômetros ao leste, disse Ayoub Qassem, porta-voz da Guarda Costeira.

Os migrantes eram de vários países da África subsaariana, segundo ele.

A Líbia é o ponto de partida mais comum para os migrantes que tentam chegar à Europa por via marítima. Mais de 600 mil cruzaram o Mediterrâneo central para a Itália nos últimos quatro anos, a grande maioria da Líbia.

Desde julho do ano passado, houve uma queda acentuada nas travessias, já que as autoridades da Líbia, apoiadas pela Itália, pressionaram grupos locais para que parassem as travessias clandestinas e apoiassem a guarda costeira da Líbia para interceptar aqueles que deixassem o país.

Países europeus também pressionaram para a redução dos fluxos para o sul da Líbia e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) enviou de volta 25 mil migrantes da Líbia para seus países de origem desde o início do ano passado.

Cerca de 5.330 migrantes cruzaram a fronteira entre a Líbia e a Itália entre 1º de janeiro e 20 de abril deste ano, cerca de 85 por cento menos que em igual período de 2017, de acordo com o Ministério de Justiça da Itália.

(Por Ahmed Elumami em Trípoli, Stephanie Nebehay em Genebra e Aidan Lewis em Túnis)