Tempestade tropical se aproxima de Flórida, Alabama e Mississippi

Gina Cherelus*

Em Nova York

  • Joe Raedle/Getty Images/AFP

    9.set.2017 - No ano passado, costa da Florida foi atingida pelo furacão Irma

    9.set.2017 - No ano passado, costa da Florida foi atingida pelo furacão Irma

Moradores da Costa do Golfo devem "levar esta tempestade a sério", disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) dos Estados Unidos mais cedo neste domingo, enquanto a tempestade subtropical Alberto se dirigia para o norte, trazendo ameaças de fortes chuvas e ventos aos Estados costeiros do sul.

Flórida, Alabama e Mississippi declararam estado de emergência no sábado em meio a ameaça de fortes chuvas durante o fim de semana do Memorial Day e aumentos de maré e ventos prejudiciais, de acordo com Patrick Burke, do Centro de Previsão Climática em College Park, Maryland.

"Isso está caminhando mais para leste e irá atingir a Flórida ", disse Burke. "Estamos falando de 20 a 30 cm de chuva neste final de semana, e tempestade na Costa do Golfo."

"É chuva forte na costa toda", disse ele.

A primeira tempestade do Atlântico de 2018 deve se intensificar e trazer ventos de até 40 km por hora à Costa do Golfo quando se aproximar durante o feriado na segunda-feira, segundo Burke.

Um alerta de tempestade tropical foi emitido para a fronteira do Mississippi com o Alabama até o Rio Aucilla, na Flórida.

Todos os 67 condados da Flórida receberam o aviso de emergência para dar aos governos local e estadual tempo e recursos suficientes para se preparar, disse o governador da Flórida, Rick Scott, em comunicado.

"À medida que continuamos a monitorar a rota da tempestade subtropical Alberto em direção à Flórida, é extremamente importante que todos os condados da Flórida tenham todos os recursos disponíveis para manter as famílias seguras e se preparar para a chuva torrencial e as severas inundações que a tempestade irá trazer", disse Scott.

Seus equivalentes do Mississippi e do Alabama também declararam estado de emergência, citando a ameaça de enchentes costeiras e internas por conta das tempestades. A governadora do Alabama, Kay Ivey, emitiu um alerta de estado de emergência cobrindo 40 condados com início às 6 da manhã do domingo.

"Se você é um residente deste estado ou está apenas visitando, precisa se manter atualizado sobre este sistema tropical em evolução", disse o governador do Mississippi, Phil Bryant, em comunicado. "Peço a todos que façam os preparativos finais para o plano de emergência de sua família, especialmente aqueles que vivem em casas móveis e áreas de baixa altitude".

*Com reportagens adicionais de Gary McWilliams, em Houston, e Rich  McKay, em Atlanta

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos