Topo

Laos busca sobreviventes de rompimento de represa; escala do desastre é incerta

26/07/2018 09h57

SANAMXAI, Laos (Reuters) - Soldados buscavam sobreviventes no sul do Laos nesta quinta-feira, três dias depois que o rompimento da represa de uma hidrelétrica lançou uma avalanche de água sobre plantações e vilarejos, e agentes de resgate levavam ajuda a milhares de desabrigados.        

A escala do desastre ainda é incerta, em parte devido à inacessibilidade da área, mas também porque relatos da mídia estatal do país comunista têm sido esporádicos e vagos.

A agência de notícias estatal do Laos disse que 27 mortes foram confirmadas e que 131 pessoas estão desaparecidas desde o colapso da represa, uma estrutura subsidiária ainda em construção que é parte de um projeto hidrelétrico, na segunda-feira.

Na quarta-feira, o jornal Vientiane Times reportou que mais de 3 mil pessoas aguardavam resgate.

Mas, nesta quinta-feira, o jornal citou o primeiro-ministro do país, Thongloun Sisoulith, dizendo que só uma pessoa foi encontrada morta e que todos que buscaram refúgio em árvores e telhados de casas submersas foram salvos.

"Seu comentário corrigiu informações equivocadas divulgadas por muitos veículos de mídia que relataram mais mortes", disse o jornal, acrescentando que 3.060 pessoas perderam as casas no desastre.

Relatório da ONU sobre a situação disse que estradas e pontes foram danificadas e que oito vilarejos foram atingidos por enchentes depois do rompimento da represa na província de Attapeu. O documento disse, ainda, que barcos e helicópteros eram os únicos meios de transporte nas áreas afetadas.

O Laos, um dos países mais pobres da região, almeja se tornar a "bateria da Ásia" através da construção de diversas hidrelétricas.

Seu governo depende quase inteiramente de empreiteiras estrangeiras para construí-las por meio de concessões comerciais que envolvem a exportação de eletricidade para vizinhos mais desenvolvidos, como a Tailândia.

O Laos já finalizou 11 represas, disse o grupo tailandês não-governamental Terra, com outras onze em construção e dezenas planejadas.

(Reportagem de John Chalmers)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Laos busca sobreviventes de rompimento de represa; escala do desastre é incerta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas notícias