Oposição leva vantagem em contagem preliminar de votos para eleição de presidente nas Maldivas
Por Mohamed Junayd
MALÉ (Reuters) - O candidato da oposição Ibrahim Mohamed Solih assumiu uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre o atual presidente Abdulla Yameen nas eleições das Maldivas, de acordo com as primeiras contagens provisórias relatadas pela mídia local.
Esperava-se que Yameen consolidasse seu poder em meio a críticas sobre a justiça da votação nas ilhas, mais conhecidas como destino de férias de luxo.
As urnas fecharam às 19:00 (horário local), após a Comissão Eleitoral das Maldivas prorrogar por três horas a votação devido às longas filas.
Os resultados preliminares com a contagem de 250 das 472 urnas eleitorais mostravam a oposição liderando por uma margem de 15,4 por cento, conforme a mídia local Mihaaru. Os números das demais 222 urnas, com cerca de 130 mil votos, ainda precisam ser divulgados.
O país de maioria muçulmana tornou-se um teatro da rivalidade entre a Índia, seu tradicional parceiro, e a China, que apoiou os esforços de infraestrutura de Yameen, gerando preocupações no Ocidente sobre a crescente influência de Pequim.
O governo de Yameen aprisionou muitos de seus principais rivais, incluindo o ex-presidente e seu meio-irmão, Maumoon Abdul Gayoom, por acusações que variam desde terrorismo a corrupção.
Yameen, de 59 anos, busca um segundo mandato de cinco anos.
(Reportagem adicional Ranga Sirilal)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.