Topo

EUA não conseguirão impedir Irã de exportar petróleo, diz Rouhani

04/12/2018 08h38

GENEBRA (Reuters) - Os Estados Unidos não serão capazes de impedir o Irã de exportar petróleo, e qualquer medida para deter os envios de petróleo iraniano pelo Golfo Pérsico levará ao bloqueio de todas as exportações da commodity pela rota marítima, disse o presidente iraniano, Hassan Rouhani, nesta terça-feira.

Os EUA impuseram sanções a Teerã, e autoridades norte-americanas dizem que pretendem reduzir as exportações de petróleo iraniano a zero visando refrear o programa de mísseis da República Islâmica e sua influência regional.

"A América deveria saber que estamos vendendo nosso petróleo e continuaremos a vender nosso petróleo, e que eles não são capazes de deter nossas exportações de petróleo", afirmou Rouhani em um discurso televisionado durante uma viagem a Shahroud, cidade do norte do Irã.

"Se um dia eles quiserem impedir a exportação do petróleo do Irã, então nenhum petróleo será exportado do Golfo Pérsico".

As tensões entre Teerã e Washington aumentaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou seu país de um acordo nuclear multilateral em maio e reativou sanções contra o Irã.

Rouhani disse que os EUA não conseguirão romper os laços econômicos do Irã com a região e o mundo.

(Por Babak Dehghanpisheh)

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber