EXCLUSIVO-Relatora da ONU liderará inquérito internacional sobre morte de Khashoggi
Por Stephanie Nebehay
GENEBRA (Reuters) - A relatora especial da Organização das Nações Unidas para Execuções Sumárias, Abitrárias e Extrajudiciais disse à Reuters nesta quinta-feira que irá para a Turquia na próxima semana para comandar um “inquérito internacional independente” sobre a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Khashoggi, colunista do Washington Post e crítico do príncipe Mohammed bin Salman, foi morto e desmembrado por agentes sauditas no consulado do país em Istambul, em 2 de outubro, o que provocou indignação internacional.
Mais cedo nesta quinta, o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse ser o momento para um investigação internacional, e que o presidente Tayyip Erdogan ordenou a execução de preparativos.
“Comandarei um inquérito internacional sobre a morte do jornalista saudita sr. Jamal Kashoggi, começando com uma visita à Turquia de 28 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019”, disse a investigadora independente da ONU Agnès Callamard por email em resposta à Reuters em Genebra.
Callamard disse que avaliaria as circunstâncias do crime, e “a natureza e a extensão das responsabilidades de Estados e indivíduos pela assassinato”.
“Minhas descobertas e recomendações serão relatadas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU na sessão de junho de 2019”, disse Callamard.
O inquérito será conduzido a pedido dela e a acompanharão três especialistas com habilidades forenses, entre outras, disse a relatora, sem mencionar o nome deles por enquanto.
Não há notícias até o momento de que a equipe tenha tentado ganhar acesso à Arábia Saudita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.